Coletivo UNAS desenvolve ações socioculturais no bairro de Heliópolis

Projetos culturais incentivam adolescentes moradores do bairro - Foto: UNAS Heliópolis


Em uma área de um milhão de metros quadrados, na gigante favela da Zona Sul da cidade de São Paulo, moradores ativistas fazem a diferença ao criar novas oportunidades de acesso à cultura, esportes e educação.

Fruto de um movimento combativo, a UNAS, União de Núcleos e Associações, nasceu da necessidade em enfrentar os riscos de desapropriação da região na década de 70; o plano para o bairro era a construção de um shopping center, porém, as famílias que habitavam-no na época não tinham para onde ir.

Moradores buscavam usufruir de direitos básicos, desde arte à educação. Militantes como o Reginaldo Gonçalvez, atualmente coordenador da Rádio Heliópolis e diretor de organização do Projeto Jovens Alconscientes, fala sobre a necessidade de ações culturais e educativas para os jovens da região, e frisa, ainda: “em qualquer lugar você pode aprender e ensinar, não é só na escola, a escola é um espaço educacional, mas os projetos sociais que a gente tem aqui também são espaços educacionais, então todos os atores sociais têm um papel fundamental nesse desenvolvimento da comunidade e se a gente quer mudar o mundo tem que começar pela nossa casa”.

Através dessa luta, vários moradores de Heliópolis foram desviados de caminhos negativos, desde Deise, que possuía o nível fundamental de ensino e hoje em dia é pedagoga, o André, que era um jovem tímido e através dos projetos descobriu seu sonho em se tornar jornalista e Danilo, que atualmente possui uma marca de RAP e atua na UNAS.

Jairo Araudi, sociólogo e gerente de projetos e relações institucionais da UNAS, conta sobre os resultados alcançados, reconhece a necessidade de mais evolução, porém se mostra satisfeito e diz: “acho que poder hoje pensar na questão do bairro educador, e pensar nisso como um próximo resultado já é consequência de resultados positivos”.

Em conversa com o Bruno e a Ninive, antigos alunos e atuais educadores na UNAS, experiências de vida são reveladas, além da necessidade de dar mais visibilidade ao projeto, para ambos, o coletivo precisa atrair mais jovens e se fazer mais presente na comunidade.


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